quinta-feira, 1 de março de 2012

Curta brasileiro ganha menção especial no Festival de Berlim


O 62º Festival de Berlim chegou ao fim neste sábado (19). Parada, uma co-produção com Macedônia, Eslovênia e Croácia, dirigida por Srdjan Dragojevic, ganhou o prêmio do público de Melhor Filme da mostra Panorama 2012. As informações são da Ansa.

O curta brasileiro L, de Thais Fujinaga, recebeu uma menção especial do júri da mostra paralela oficial "Geração KPlus". Os jurados disseram ter adorado este filme "sobre um casal de jovens que odeiam seus próprios corpos e a maneira pela qual Fujinaga fez emergir o tema não por diálogos, mas sim pelas imagens".

O júri ainda afirmou que, dessa forma, a diretora conseguiu transformá-lo "em um filme divertido e ao mesmo tempo verdadeiro sobre a juventude, que tem seu grande momento romântico quando os dedos dos pés dos protagonistas, que se encostam, parecem se beijar".

fonte: terra.com

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Octavia Spencer leva Oscar de melhor atriz coadjuvante






A atriz americana Octavia Spencer ganhou neste domingo o Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel em 'Histórias Cruzadas'. A outras indicadas na categoria eram Janet McTeer ('Albert Nobbs'), Melissa McCarthy ('Minha Madrinha de Casamento'), Jessica Chastain ('Histórias Cruzadas') e Bérénice Bejo, ('O Artista').


'Agradeço à Academia e a minha família', disse Octavia entre lágrimas sobre o palco. 'E a minha família em 'Histórias Cruzadas'. Obrigado por estar em minha vida e a Steven Spielberg por mudar minha vida', acrescentou em alusão ao produtor executivo do filme.


Octavia dá vida no filme a Minny Jackson, uma doméstica negra que dá o tom cômico dentro de uma história centrada no Mississipi da década de 1960, que explica as injustiças sociais às quais a população de raça negra era submetida naquela época.


Esta era a primeira indicação ao Oscar para a atriz por um papel que já a fez ganhar o Bafta britânico e o Globo de Ouro, sempre na mesma categoria.


fonte: veja.abril.com.br

"A Invenção de Hugo Cabret" leva os dois primeiros prêmios





"A Invenção de Hugo Cabret", dirigido por Martin Scorcese, venceu os dois primeiros prêmios da cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da noite deste domingo, em Los Angeles, nos Estados Unidos, Oscar de melhor fotografia e direção de arte.


A entrega foi feita pelo ator Tom Hanks. A direção de fotografia é de Robert Richardson. O premiado em design de produção é Dante Ferretti e a responsável por decoração do set é Francesca Lo Schiavo.


Concorreram na categoria de fotografia "O Artista", "Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres", "A Árvore da Vida" e "Cavalo de Guerra". Em direção de arte foram indicados "O Artista", "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2", "Meia-Noite em Paris" e "Cavalo de Guerra".


Recordista deste ano com 11 indicações ao Oscar, o filme 3D "A Invenção de Hugo Cabret" explora a magia do cinema. É um filme infantil, mas não necessariamente apenas para o público infantil. É, acima de tudo, a obra de um cineasta completamente apaixonado pelo cinema, que vê nele o combustível para sua vida.


O diretor, Martin Scorsese, usa o máximo da tecnologia que o cinema oferece atualmente para contar uma história com ar retrô, sobre um período de quase um século atrás, os anos 1930, e falar dos primórdios do cinema, entre outras coisas.


fonte: folha.uol.com.br

"O artista" ganha os principais prêmios do Oscar 2012




A única razão que nos impossilita de considerar o Oscar 2012 como uma cerimônia de sotaque francês é o fato de o principal vencedor ser um filme mudo. De resto, a 84ª edição do evento organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que aconteceu neste domingo (26), colocou em destaque "O artista": confirmando um favoritismo que foi se desenhando ao longo de praticamente todos principais prêmios do cinema internacional nesta temporada, a produção franco-belga levou as estatuetas de melhor filme, diretor (Michel Hazanavicius) e ator (Jean Dujardin). Com dez indicações, levou ainda as distinções de figurino e trilha sonora original.


Embora a conta final em favor de "O artista" não tenha sido propriamente uma surpresa, o princípio desta noite de gala no Hollywood and Highland Center (antigo Kodak Theatre) mostrou-se favorável a outro concorrente de destaque. Nomeado em 11 categorias, "A invenção de Hugo Cabret" surgiu muito bem, ao levar os dois primeiros prêmios: fotografia e direção de arte. O ritmo, no entanto, não se manteve. No desenrolar da sessão, esta primeira incursão de Martin Scorsese pelo 3D conquistou outras três estatuetas - edição de som, mixagem de som e efeitos visuais. Igualou o francês, mas com prêmios usutalmente considerados "técnicos", de menor apelo.


fonte: g1.com

Giambattista Della Porta


Giambattista Della Porta, estudioso italiano, nasceu no século XVI e sempre demonstrou seu talento para questões científicas.
Aos 23 anos publicou o livro "Magiae naturalis sive de miraculis rerum naturalium" em que fala sobre cosmologia, óptica, geologia, química dos metais, propriedades magnéticas, criptografia, entre outros assuntos de natureza científica. Em uma das edições de seu livro, descreveu a respeito da "câmara escura", embora não fosse o inventor, contribuiu para divulgá-la.


Para muitos, Giambattista é considerado o inventor da câmara escura. Porém, foi a partir do princípio da "Lei dos raios entrecruzados", apresentado por Leonardo da Vinci em sua obra "Codex Atlanticus" (a primeira noção abrangente dos princípios da cinematografia), que Della Porta construiu a primeira câmara escura: contendo uma sala escura em forma de cubo, com um orifício, de onde projeta uma versão espelhada e invertida da imagem exterior.
Assim, estava definida a estrutura física rudimentar das máquinas fotográficas e, posteriormente, das câmeras de cinema.