segunda-feira, 2 de abril de 2012

O homem de 200 faces


Ao longo dos seus 64 anos de carreira, Chico Anysio criou e interpretou 209 personagens

O humorista faleceu no dia 23 de março, aos 80 anos, após uma parada cardiorrespiratória

Chico Anysio nasceu em um sítio em Maranguape, no interior do Ceará, em 12 de abril de 1931. Estudou para ser advogado, mas também queria ser jogador de futebol, até estrear na rádio Guanabara. Em seguida, Chico passou pelas rádios Mayrink Veiga, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Na rádio Mayrink Veiga, em 1952, foi onde criou a "Escolinha do Professor Raimundo". 

Após o sucesso no rádio, foi convidado para estrear na televisão, na extinta TV Rio, onde surgiu o "Chico Anysio Show", que aproveitava o surgimento do videotape para pôr no ar diversos personagens do comediante. Ele passou também pelas emissoras Excelsior, Tupi e Record, até ser contratado pela TV Globo em 1968. Nessa época, começou a lançar discos com músicas inspiradas por seus programas e personagens.

O humorista como um dos personagens de seu programa "Chico Total"

Em 1974, foi quando Chico Anysio passou a ter um quadro regular no "Fantástico", que manteve por 17 anos, até 1991. Entre os sucessos na emissora, estão "Chico City" (1973), "Chico Total" (1981 e 1996), "Estados Anysios de Chico City" (1991) e "O Belo e as Feras" (1999).

O líder da "Escolinha do Professor Raimundo" é o personagem de maior sucesso de Chico Anysio

Entre 1990 e 1995, a "Escolinha do Professor Raimundo", que já tinha aparecido como quadro em humorísticos anteriores, foi apresentada como um programa próprio. Em 1999, ela voltou como quadro do "Zorra Total", ficando no ar até 2002.

Chico ao lado do ator Marcius Melhem, na novela "Caminho das Índias"

O humorista também atuou em novelas, como "Feijão Maravilha" (1979), "Terra Nostra" (1999), "Sinhá Moça" (2006), "Pé na Jaca" (2006) e "Caminho das Índias" (2009), além de ter participado de outros programas da emissora.

O ator no filme "Uma professora muito maluquinha"

No cinema, trabalhou como ator em filmes como "Tieta do Agreste" (1996), "Se Eu Fosse Você 2" (2008), “Uma Professora Muito Maluquinha” (2010) e, o último, "A Hora e a Vez de Augusto Matraga" (2011).Esse trabalho é inédito e só poderá ser visto pelo grande público daqui a alguns meses.

“A hora e a vez de Augusto Matraga”, baseado no conto de Guimarães Rosa é a refilmagem de um clássico do cinema brasileiro de 1965, que conta a história de um homem rude do sertão brasileiro. Conquistou cinco prêmios, inclusive o de melhor filme, no Festival do Rio do ano passado. 

Na entrega de prêmios do Festival do Rio, ano passado

No filme, Chico Anysio interpretou o Major Consilva, inimigo de Augusto Matraga. O diretor, Vinícius Coimbra, diz que não sabe bem o que o levou a escolher o humorista para o papel do vilão. Mas foi a escolha perfeita. Chico arrebatou o prêmio especial do júri do Festival do Rio.

Não à toa, o próprio Chico dizia que tinha pena de quem afirmava que ele era um grande humorista e não um grande ator.

Outros personagens de Chico:

Apesar de sua aparência pouco atraente, o caixeiro-viajante Silva faz muito sucesso com o público feminino

Chico encarnando Bento Carneiro, o vampiro brasileiro. O personagem tem sotaque caipira e não coloca medo em ninguém

Haroldo é um personal trainer que tenta de todas as formas (e sem nenhum sucesso) provar que não é gay

O personagem Azambuja representa o típico malandro carioca: ex-jogador de futebol, ex-sambista e trambiqueiro por excelência

Chico Anysio interpretanto a personagem Salomé

Uma das criações mais queridas do humorista, Coalhada é um futebolista estrábico, sem talento e canastrão

Chico no papel do "símbolo sexual" Alberto Roberto. Em cena com Cláudia Rodrigues no programa Zorra Total, da Rede Globo


Fontes: g1.globo.com
            folha.com
            abril.com
            veja.com
Fotos: divulgação