segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Festival de Cinema de Sergipe premia melhores filmes exibidos

Cerimônia foi comandada mais uma vez pelo ator Flávio Bauraqui.

G1 - portal de notícias

      Na noite do último sábado (22), ocorreu a cerimônia de premiação do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), no Teatro Atheneu, onde o público e júri escolheram as obras favoritas. Comandada mais uma vez pelo ator Flávio Bauraqui, a cerimônia foi antecedida pelo espetáculo teatral ‘A Farsa dos Opostos’, do Grupo Imbuaça de teatro de rua.

      Dentre os longas-metragens, o pernambucano ‘Febre do Rato’, de Cláudio Assis, saiu-se como o grande vencedor da noite, levando para casa os prêmios de Melhor Longa-Metragem pelo Júri Oficial e pelo Júri Popular, Melhor Atriz pelo Júri Oficial (Mariana Nunes) e Melhor Fotografia.

     Enquanto isso os outros longas ganharam um prêmio do Júri Oficial cada. ‘Girimunho’, de Clarissa Campolina e Helvécio Marins levou para casa o prêmio de Melhor Direção; ‘Eu Receberia As Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios’ ficou com o Melhor Ator (Gustavo Machado); enquanto que ‘Paraíso Aqui Vou Eu’, de Cavi Borges e Walter Daguerre ganhou a Menção Honrosa pela incrível trilha sonora de Plínio Profeta.




      Entre os curtas metragens ibero-americanos, rodados em 35mm, destacou-se a performance ‘Casa Afogada’, de Gilson Vargas, ‘Barbeiros’, de Luiz Ferraz e Guilherme Aguillar, e ‘Três Vezes por Semana’, de Cris Reque. Todos os três ganharam dois prêmios do Júri cada. O filme gaúcho de Gilson Vargas ganhou os prêmios de Melhor Curta-Metragem, Melhor Curta-Metragem de Ficção; Já ‘Barbeiros’, levou Melhor Curta-Metragem Documentário e Melhor Direção; enquanto isso, ‘Três Vezes por Semana’ foi premiado com Melhor Atriz (Irene Brietzke) e Menção Honrosa 35mm.

      Já os outros vencedores, tiveram um prêmio do Júri Oficial. O espanhol ‘Zeinek Gehiago Iraun’, de Gregorio Muro, levou o Melhor Curta-Metragem de Animação; o baiano ‘Premonição’ de Pedro Abib ficou com Melhor Curta com Temática Nordestina; o fluminense ‘Uma, Duas Semanas’ de Fernanda Teixeira com premiado com Melhor Ator (Silvio Matos); o paulista ‘Funeral À Cigana’ de Fernando Honesko, levou a Menção Especial.

     O primeiro prêmio de Melhor Fotografia em 35mm pelo Júri Oficial do Curta-SE foi para o fluminense ‘Quando Morremos À Noite’ de Eduardo Morotó. Enquanto isso, a escolha do público premiou o paulista ‘Café Turco’, de Thiago Luciano, como Melhor Curta-Metragem 35mm pelo Júri Popular.

      Nas categorias que envolvem os vídeos ibero-americanos, o paulista ‘Realejo’, de Marcus Vinícius Vasconcelos, ganhou os prêmios de Melhor Vídeo Animação pelo Júri Oficial e Melhor Vídeo Ibero-americano pelo Júri Popular. O espanhol ‘La Miranda Perdida’ de Damián Dionísio levou o prêmio de Melhor Vídeo Ibero-americano pelo Júri Oficial. Já o carioca ‘O Brasil de Pero Vaz de Caminha’ de Bruno Laet ganhou o Melhor Vídeo Documentário e o paranaense ‘A Fábrica’, de Aly Muritiba, ganhou Melhor Vídeo Ficção, ambos também pelo Júri Oficial.

     Os jurados também concederam duas menções honrosas aos vídeos iberoamericanos. Uma delas foi para o sergipano ‘Meia Noite’, de Samuel Blá, por atestar a evolução da qualidade de produção audiovisual sergipana, sendo bem realizado e de fácil comunicação com o público. Já o paulista ‘A Noite dos Palhaços Mudos’, de Juliano Luccas, foi premiado pela soma de diversos elementos que compõem a narrativa cinematográfica com notória qualidade, tais como: fotografia, direção de arte, atuação e efeitos.

     O júri oficial também premiou ‘Meia Noite’ como o Melhor Vídeo Sergipano. Já ‘Derredor’ de André Aragão foi agraciado como o 2º Melhor Vídeo Sergipano e foi eleito Melhor Curta Sergipano pelo Júri Popular. ‘Rezou A Família e Foi Ao Cinema’, feito pelos alunos do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) ficou o 3º lugar.

     Entre os videoclipes, ‘O Deus Que Devasta Mas Também Cura’ do baiano Lucas Santtana, dirigido por Daniel Lisboa e Matheus Viana recebeu o prêmio do Júri Oficial de Melhor Videoclipe, enquanto ‘Tá Certo’ da banda sergipana Ode Ao Canalha, dirigido pelos alunos do NPDOV foi o favorito do público, levando o mesmo prêmio só que do Júri Popular. Já o sergipano ‘Ao Seu Lado’, de André Aragão foi eleito pelos internautas como Melhor Vídeo de Bolso.

     Terminada a entrega de prêmios, as diretoras executivas do Curta-SE agradeceram aos presentes e homenagearam a equipe do festival, por ter garantido o entretenimento do espectador e ter proporcionado a diversão e o conforto aos cinéfilos. O encerramento do Curta-SE 12 foi realizado pouco depois da premiação, no Oceanário de Aracaju, com apresentações musicais de Lena Oliver e NaurÊa.

     Após muitas emoções no telão, chega ao fim mais uma edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE). Pela 12ª vez, o festival sergipano atraiu olhares do público de casa e do resto do país, ao levar para o espectador, uma incrível programação de filmes, comovendo a plateia e oferecendo o entretenimento em suas variadas formas, não só o cinema, mas também a música e o teatro.

Para saber um pouco mais confira este link:
G1